Está aqui: Funcionalidades > Smart Coaching > Teste Ortostático

Teste Ortostático

O teste ortostático é uma ferramenta usada geralmente para monitorizar o equilíbrio entre o treino e a recuperação. Baseia-se nas alterações induzidas pelo treino no funcionamento do sistema nervoso autónomo. Os resultados do teste ortostático são afetados por vários fatores externos, como stress mental, sono, doenças latentes, alterações no ambiente (temperatura, altitude) e outros. O acompanhamento a longo prazo ajuda-o a otimizar o treino e a evitar o excesso de treino.

O teste ortostático baseia-se na medição da frequência cardíaca e na sua variabilidade. Alterações na frequência cardíaca e variabilidade da frequência cardíaca refletem as alterações na regulação autónoma do sistema cardiovascular. Durante o teste, são medidas a FCrep., FCpé e FCpico. A frequência cardíaca e a variabilidade da frequência cardíaca medidas durante o teste ortostático são bons indicadores de perturbações no sistema nervoso autónomo, por exemplo, fadiga ou treino em excesso. No entanto, as respostas da frequência cardíaca à fadiga e treino em excesso são sempre individuais e exigem acompanhamento a um prazo mais longo.

Antes do Teste

Quando executar o teste pela primeira vez, devem ser realizados seis testes de referência ao longo de um período de duas semanas para determinar o seu valor de referência pessoal. Estas medições de referência devem ser feitas durante duas semanas de treino básico típico e não durante semanas de treino intenso. As medições de referência devem incluir testes feitos depois de dias de treino e também de dias de recuperação.

Depois das gravações de referência, deverá continuar a executar o teste 2-3 vezes por semana. Teste-se semanalmente, na manhã seguinte a um dia de recuperação e também a um dia de treino intenso (ou uma série de dias de treino intenso). Poderá executar um terceiro teste opcional depois de um dia de treino normal. O teste poderá não fornecer informações fiáveis durante a saída do treino ou durante um período de treino muito irregular. Se deixar de fazer exercício durante 14 dias ou mais, deve pensar em reiniciar as suas médias a longo prazo e em voltar a executar os testes de referência.

Para obter os resultados mais fiáveis possíveis, o teste deve ser sempre executado em condições padronizadas/semelhantes. Recomenda-se que faça o teste de manhã, antes do pequeno-almoço. Deve adotar os seguintes procedimentos básicos:

  • Coloque o sensor de frequência cardíaca.

  • Deverá estar descontraído e calmo.
  • Pode estar sentado numa posição descontraída ou deitado na cama. A posição deverá ser sempre a mesma quando executa o teste.

  • Pode fazer o teste em qualquer lugar - em casa, no escritório, num ginásio - desde que o ambiente à sua volta seja calmo. Evite barulhos perturbadores (por exemplo, televisão, rádio ou telefone) e não fale com outras pessoas.

  • Evite comer, beber e fumar 2-3 horas antes do teste.

  • Recomenda-se que execute o teste regularmente e à mesma hora para obter resultados de teste comparáveis, de preferência de manhã ao acordar.

Executar o teste

Selecione Testes > Teste ortostático > Relaxe e inicie o teste. É exibida a indicação A procurar frequência cardíaca. Uma vez encontrada a frequência cardíaca, é exibida a indicação Deite-se e descont..

  • O gráfico da frequência cardíaca é apresentado no visor. Não se mexa durante a primeira parte do teste, que dura 3 minutos.
  • Ao fim de 3 minutos, o M460 emite um sinal sonoro e é exibida a indicação Levantar. Levante-se e permaneça de pé durante 3 minutos.
  • Ao fim de 3 minutos, o M460 emite um sinal sonoro e o teste está concluído.
  • Pode interromper o teste em qualquer fase premindo PARA TRÁS. É exibida a indicação: Teste cancelado.

Se o M460 não conseguir receber o sinal da sua frequência cardíaca, é exibida a indicação Teste falhou. Nesse caso, deverá verificar se os elétrodos do sensor de frequência cardíaca estão húmidos e se a tira têxtil está justa.

Resultados do Teste

Como resultado, verá a comparação dos seus valores FCrep., FCpé e FCpico com a média dos resultados anteriores.

O resultado do teste mais recente é apresentado em Testes > Teste ortostático > Último resultado. Só é apresentado o resultado do teste mais recente.

No serviço Web Polar pode acompanhar os seus resultados de teste a longo prazo. Para uma análise visual dos resultados do seu Teste ortostático, aceda ao serviço Web Flow e selecione o teste no seu Diário para ver detalhes pormenorizados.