Está aqui:Funcionalidades > Smart Coaching > Teste Ortostático

Teste Ortostático

O teste ortostático é uma ferramenta usada geralmente para monitorizar o equilíbrio entre o treino e a recuperação. Baseia-se nas alterações induzidas pelo treino no funcionamento do sistema nervoso autónomo. Os resultados do teste ortostático são afectados por vários factores externos, como stress mental, sono, doenças latentes, alterações no ambiente (temperatura, altitude) e outros. O acompanhamento a longo prazo ajuda-o a optimizar o treino e a evitar o excesso de treino.

O teste ortostático baseia-se na medição da frequência cardíaca e na sua variabilidade. As alterações da frequência cardíaca e da variabilidade da frequência cardíaca reflectem as alterações da regulação autónoma do sistema cardiovascular. Durante o teste, são medidas a FCrep., FCpé e FCpico. A frequência cardíaca e a variabilidade da frequência cardíaca medidas durante o teste ortostático são bons indicadores de perturbações no sistema nervoso autónomo, por exemplo, fadiga ou treino em excesso. No entanto, as respostas da frequência cardíaca à fadiga e treino em excesso são sempre individuais e exigem acompanhamento durante um prazo mais longo.

Antes do Teste

Quando executar o teste pela primeira vez, deve realizar seis testes de referência ao longo de um período de duas semanas para determinar o seu valor de referência pessoal. Estas medições de referência devem ser feitas durante duas semanas de treino básico típico e não durante semanas de treino intenso. As medições de referência devem incluir testes feitos tanto depois de dias de treino como de dias de recuperação.

Depois das gravações de referência, deverá continuar a executar o teste 2-3 vezes por semana. Efectue testes semanalmente, na manhã seguinte tanto a um dia de recuperação como a um dia de treino intenso (ou uma série de dias de treino intenso). Poderá executar um terceiro teste opcional depois de um dia de treino normal. O teste poderá não fornecer informações fiáveis durante a saída do treino ou num período de treino muito irregular. Se fizer uma pausa de exercício durante 14 dias ou mais, deve considerar reiniciar as médias a longo prazo e executar de novo os testes de referência.

O teste deve ser sempre executado em condições padronizadas/semelhantes, para obter os resultados mais fiáveis. Recomenda-se que faça o teste de manhã, antes do pequeno-almoço. Deve adoptar os seguintes procedimentos básicos:

  • Coloque o sensor de frequência cardíaca.

  • Deverá estar descontraído e calmo.
  • Pode estar sentado numa posição descontraída ou deitado na cama. A posição deverá ser sempre a mesma quando executa o teste.

  • Pode fazer o teste em qualquer lado - em casa, no escritório, num ginásio - desde que o ambiente à sua volta seja calmo. Evite barulhos perturbadores (por exemplo, televisão, rádio ou telefone) e não fale com outras pessoas.

  • Evite comer, beber e fumar 2-3 horas antes do teste.

  • Recomenda-se que execute o teste regularmente e à mesma hora para obter resultados de teste comparáveis, de preferência de manhã ao acordar.

Executar o teste

Seleccione Testes > Teste ortostático > Relaxe e inicie o teste. É exibida a indicação A procurar frequência cardíaca. Uma vez encontrada a frequência cardíaca, é exibida a indicação Deite-se e descont..

  • Não se mexa durante a primeira parte do teste, que dura 3 minutos.
  • Ao fim de 3 minutos, a unidade de pulso emite um sinal sonoro e é exibida a indicação Levantar. Levante-se e permaneça de pé durante 3 minutos.
  • Ao fim de 3 minutos, a unidade de pulso emite um sinal sonoro e o teste está concluído.
  • Pode interromper o teste em qualquer fase premindo PARA TRÁS. É exibida a indicação: Teste cancelado.

Se o V800 não conseguir receber o sinal da sua frequência cardíaca, é exibida a indicação Teste falhou. Nesse caso, deverá verificar se os eléctrodos do sensor de frequência cardíaca estão húmidos e se a tira têxtil está justa.

Resultados do Teste

Como resultado, verá a comparação dos seus valores FCrep., FCpé e FCpico com a média dos resultados anteriores.

O resultado do teste mais recente é apresentado em Testes > Teste ortostático > Último resultado. Só é mostrado o resultado do teste mais recentemente realizado.

No serviço Web Polar pode efectuar um acompanhamento dos seus resultados de teste a longo prazo. Para uma análise visual dos resultados do seu Teste ortostático, aceda ao serviço Web Flow e seleccione o teste no seu Diário para ver detalhes.