Está aqui:Funcionalidades > Métrica de Natação (Natação em Piscina)

Métrica de Natação (Natação em Piscina)

A métrica de natação ajuda-o a analisar cada sessão de natação e a acompanhar o seu desempenho e evolução a longo prazo. A métrica regista a distância, tempo e ritmo de natação e a taxa de braçadas, identificando também o seu estilo de natação. Adicionalmente, com a ajuda da pontuação SWOLF, poderá melhorar a sua técnica de natação.

Para obter informações mais precisas, verifique se definiu a mão em que usa o seu V800. Esta definição pode ser efectuada nas Definições Gerais do V800.

A métrica de natação só está disponível no perfil de Natação em piscina. Para obter o perfil Natação em piscina precisa de ter, pelo menos, o firmware 1.2 no seu V800.

Estilos de Natação

O V800 reconhece o seu estilo de natação e calcula a métrica específica do estilo, bem como totais para toda a inteira.

Estilos que o V800 reconhece:

  • Estilo livre
  • Costas
  • Bruços
  • Mariposa

Ritmo e Distância

As medições de ritmo e distância baseiam-se no comprimento da piscina, pelo que, para obter dados exactos, deve sempre certificar-se de que definiu o comprimento de piscina correcto. O V800 reconhece quando dá a volta e usa essa informação para indicar o ritmo e a distância exactos.

Taxa de braçadas

A sua taxa de braçadas diz-lhe quantas braçadas dá por minuto ou por comprimento de piscina. Pode ser usada para saber mais acerca da sua técnica de natação, ritmo e tempos.

SWOLF

O SWOLF (abreviatura de natação e golfe) é uma medida indirecta da eficácia. Calcula-se o SWOLF somando o tempo e o número de braçadas necessárias para nadar um comprimento de piscina. Por exemplo, 30 segundos e 10 braçadas para nadar um comprimento da piscina equivalem a um SWOLF de 40. De um modo geral, quanto menor for o seu SWOLF para uma certa distância e estilo, maior é a sua eficiência.

O SWOLF é extremamente individual, pelo que não deve ser comparado com valores SWOLF de outras pessoas. É uma ferramenta bastante pessoal, que o pode ajudar a melhorar e a apurar a sua técnica e a encontrar uma eficiência ideal para os vários estilos.

Seleccionar o Comprimento da Piscina

É importante que seleccionar o comprimento de piscina correcto, em virtude de este afectar o cálculo do ritmo, distância e taxa de braçadas e ainda a usa pontuação SWOLF. Os comprimentos predefinidos são 25 metros, 50 metros e 25 jardas, mas pode defini-lo manualmente para um valor personalizado. O comprimento mínimo permitido são 20 metros/jardas.

O comprimento de piscina seleccionado é apresentado no modo pré-treino. Para o alterar a partir deste modo, prima LIGHT, sem soltar, para aceder ao menu rápido Perfil de Desporto , seleccione Comprimento da piscina e defina o comprimento correcto. Também pode alterar este parâmetro em Definições > Perfis de Desporto > Natação em piscina > Comprimento da piscina.

Iniciar uma sessão de natação na piscina

  1. PrimaSTART na vista da hora para entrar no modo pré-treino e percorra o menu até ao perfil Natação em piscina
  2. Verifique se o comprimento da piscina (apresentado no visor) está correcto.
  3. Prima START para iniciar a gravação do treino.

Depois de Nadar

No resumo do treino, apresentado no seu V800, verá o seguinte:

  • Ritmo médio e máximo (ritmo/100 metros ou ritmo/100 jardas).
  • Informação da volta
  • Resumo por estilo de natação, que inclui:

    • Tempo de natação
    • Frequência cardíaca média e máxima (se utilizar um sensor de frequência cardíaca H7)
    • Ritmo médio e máximo (ritmo/100 metros ou ritmo/100 jardas)
    • Média de braçadas (braçadas/comprimento da piscina ou braçadas/minuto)

Depois da sessão poderá ver uma análise detalhada da sua natação no serviço Web Flow.