Está aqui:Funcionalidades > Smart Coaching > Teste de Saltos

Teste de saltos

Há três tipos de testes de saltos à escolha: agachamento, movimento contrário e contínuo. Os testes de agachamento e de movimento contrário medem a sua força explosiva, mas no salto de teste de movimento contrário, os seus músculos e tendões fazem também um estiramento prévio que permite usar energia elástica, permitindo, normalmente, saltar mais alto. O teste salto contínuo mede a sua capacidade anaeróbica. Isso é particularmente útil para quem pratica desportos que exigem capacidade anaeróbica, por outras palavras, esforço máximo durante períodos curtos.

Para fazer o Teste de saltos, aceda a Testes > Teste Saltos. Para executar o teste, precisa de um sensor de Passada Polar Bluetooth® Smart. Para mais informações, consulte Sensor de Passada Bluetooth® Smart

Se ainda não emparelhou um Sensor de Passada Polar Bluetooth® Smart com o V800, a indicação Precisa de um sensor de passada Polar é exibida quando tentar entrar no Teste Saltos.

Antes de executar um dos testes de saltos, veja se fez o aquecimento adequado, sobretudo nos músculos das pernas. Ao executar um dos testes, use sempre a mesma técnica de salto correcta para maximizar a comparabilidade e a fiabilidade dos resultados.

O resultado do teste mais recente é apresentado em Testes > Teste saltos > Último resultado. Só é mostrado o resultado do teste mais recentemente realizado. Pode visualizar os seus resultados anteriores no diário V800. Para uma análise visual dos resultados do seu Teste de saltos, aceda ao serviço Web Flow e seleccione o teste no seu Diário, para ver os detalhes.

 

Salto Agachamento

O teste de salto agachamento mede a força explosiva. Executa-se o teste começando com os joelhos dobrados num ângulo de 90 graus e saltando na vertical o mais alto possível a partir dessa posição. As mãos devem estar sobre as ancas para evitar o efeito do balancear dos braços durante o teste. Os joelhos e tornozelos devem estar estirados no início e numa posição igualmente estirada quando a almofada do pé tocar no chão.

No teste, executa três tentativas do salto de agachamento, sendo a melhor tentativa o resultado do teste. Efectue um curto período de recuperação entre tentativas para garantir um esforço máximo em todas as tentativas.

Execução do Salto de Agachamento

Coloque o Sensor de Passada Bluetooth® Smart, seleccione Teste saltos > Agach. e prima INICIAR. É exibida a indicação A procurar sensor de passada. Quando puder iniciar o teste, é exibida a indicação Saltos agachamento: Iniciar já!.

    Fique de pé, com as mãos nas ancas e os joelhos dobrados num ângulo de 90 graus. Mantenha-se imóvel uns segundos. Salte na vertical, sem nenhum movimento contrário. Aterre com ambos os pés, com as pernas direitas e os tornozelos estirados. Execute três tentativas do salto de agachamento. Efectue um curto período de recuperação entre tentativas para garantir um esforço máximo em todas as tentativas.

É importante não incluir qualquer movimento contrário durante o teste de saltos agachamento.

Durante o teste, verá o número de saltos executados (1/3, 2/3 ou 3/3) e a altura do último salto, por exemplo, 53 cm.

Resultados do Teste

Depois do teste, verá as alturas dos três saltos que executou.

Salto de Movimento Contrário

O teste de salto de movimento contrário mede a força explosiva. Executa-se este teste partindo de uma posição em pé, vertical, e agachando-se até ter os joelhos dobrados a 90 graus, imediatamente antes de saltar na vertical o mais alto possível. As mãos deverão estar sobre as ancas para evitar o efeito do balancear dos braços no teste. Os joelhos e tornozelos devem estar estirados no início e numa posição igualmente estirada quando a almofada do pé tocar no chão.

No teste, executa três tentativas do salto de movimento contrário, sendo a melhor tentativa o resultado do teste. Permita-se um curto período de recuperação entre as tentativas para garantir um esforço máximo em todas as tentativas.

Execução do Salto Movimento Contrário

Coloque o Sensor de Passada Bluetooth® Smart, seleccione Teste saltos > Movimento contrário e prima INICIAR. É exibida a indicação A procurar sensor de passada. Quando puder iniciar o teste, é exibida a indicação Movimento contrário Iniciar já!.

  1. Fique de pé com as mãos nas ancas.
  2. Agache-se rapidamente até os joelhos fazerem um ângulo de cerca de 90 graus e salte imediatamente na vertical.
  3. Aterre com ambos os pés, com as pernas direitas e os tornozelos estirados. Execute três tentativas de salto de movimento contrário. Permita-se um curto período de recuperação entre as tentativas para garantir um esforço máximo em todas as tentativas.

Durante o teste, verá o número de saltos executados (1/3, 2/3 ou 3/3) e a altura do último salto, por exemplo, 59 cm.

Resultados do Teste

Depois do teste, verá as alturas dos três saltos que executou.

Salto Contínuo

O teste de salto contínuo mede a sua capacidade anaeróbica. Este teste de salto contínuo é particularmente útil para quem pratica desportos que exigem capacidade anaeróbica, por outras palavras, esforço máximo durante períodos curtos. O objectivo do teste de salto contínuo é executar o maior número de saltos com o máximo de altura durante o período de tempo definido.

O teste de salto contínuo é efectuado agachando-se até ter os joelhos dobrados num ângulo de 90 graus e saltar depois rapidamente na vertical, o mais alto possível, aterrando com ambos os pés ao mesmo tempo, dobrando os joelhos e repetindo o movimento de saltar na vertical até terminar o período de tempo definido. O teste deverá ser iniciado com um esforço máximo, saltando o mais alto e rapidamente possível. À medida que o teste prossegue, é natural que fique fatigado, mas mantenha o esforço máximo durante o teste. No serviço Web Flow poderá analisar o teste salto a salto e ver o modo como a altura dos saltos diminuiu durante o teste.

Execução do Salto Contínuo

Antes de executar o teste de salto contínuo, defina a duração do teste. Seleccione Teste saltos > Def. duração do teste cont. A duração pode ser definida para 15 segundos, 30 segundos, 60 segundos ou Definir outra duração. Se seleccionar Definir outra duração, poderá definir uma duração entre 5 e 300 segundos.

Coloque o Sensor de Passada Bluetooth® Smart, seleccione Teste saltos > Contínuo e prima INICIAR. É exibida a indicação A procurar sensor de passada. Quando puder iniciar o teste, é exibida a indicação Saltos contínuos: Iniciar já!.

  1. Fique de pé com as mãos nas ancas.
  2. Agache-se até os joelhos ficarem dobrados a 90 graus e salte imediatamente na vertical.
  3. Aterre com ambos os pés, com as pernas direitas e os tornozelos estirados.
  4. Repita continuamente o movimento de saltar até o teste terminar (será notificado por aviso sonoro e vibração quando o teste terminou).

Durante o teste verá o número de saltos executados e o tempo que ainda resta.

Resultados do Teste

Depois do teste, verá o número de saltos executados, a altura média dos saltos e a potência média por quilo/libra.