Está aqui: Funções > Smart Coaching > Recovery Pro

Recovery Pro

O Recovery Pro é uma solução exclusiva de monitoramento de recuperação que permite saber se o seu sistema cardiovascular está recuperado e pronto para o treino cardiovascular. Além disso, oferece feedback sobre a recuperação e recomendações de treino com base em seu equilíbrio entre treino e recuperação de curto e longo prazo.

O Recovery Pro funciona em conjunto com o Training Load Pro, que oferece uma visão holística do nível de exigência das sessões de treino sobre os diferentes sistemas do seu corpo. O Recovery Pro, por sua vez, revela como seu corpo está lidando com esse esforço e como isso afeta seu preparo diário para o treino cardiovascular e a recuperação de curto e longo prazo.

Recuperação e preparo para o treino cardiovascular

A recuperação do seu sistema cardiovascular, que afeta seu preparo diário para o treino cardiovascular, é medida pelo Teste ortostático. Os valores de variabilidade da frequência cardíaca medidos com o teste são comparados com a sua referência individual para detectar se há desvios em relação ao seu intervalo médio.

Equilíbrio entre treino e recuperação

O Recovery Pro combina seus dados de recuperação de longo prazo medidos e subjetivos com sua carga de treino de longo prazo (Carga cardiovascular) para monitorar o equilíbrio entre treino e recuperação. Além dos fatores induzidos pelo treino que afetam sua recuperação, o Recovery Pro também leva em conta outros fatores, como sono e estresse mental, com perguntas subjetivas sobre a recuperação, como dores musculares, quão sobrecarregado você se sente e como foi seu sono.

Feedback de recuperação e recomendação diária de treino

Com o Recovery Pro, você recebe feedback sobre a recuperação atual do seu sistema cardiovascular e seu equilíbrio entre treino e recuperação de longo prazo. Sua recomendação diária de treino personalizado é baseada nesses dois aspectos. Ela leva em consideração os valores de variabilidade da frequência cardíaca do Teste ortostático e suas perguntas de recuperação dentro de sua referência pessoal e faixa normal para ambos, juntamente com o Estado da carga cardiovascular de suas sessões de treino.

Comece a usar o Recovery Pro

Quando você começar a usar o Recovery Pro, precisará coletar dados por um tempo para criar sua referência pessoal e uma faixa típica antes de fornecermos um feedback preciso sobre sua recuperação. O feedback de recuperação estará disponível quando:

  • O Estado da carga cardiovascular estiver disponível (você realizou sessões de treino com o monitoramento da frequência cardíaca ativado em pelo menos três dias)
  • Você realizou pelo menos três Testes ortostáticos no período de sete dias anterior (você precisará de um sensor de frequência cardíaca H10 para o Teste ortostático; se já tiver um H6 ou H7, também pode usar qualquer um deles).
  • Você respondeu às perguntas de recuperação percebida três vezes em um período de sete dias

1. Ative o Recovery Pro

Comece a usar a funcionalidade Recovery Pro, ativando o Feedback de recuperação. Isso é feito em seu relógio. Acesse Definições > Definições gerais > Monitorização da recuperação > Recovery Pro e o defina como ligado. A funcionalidade Recovery Pro e a configuração do monitoramento de recuperação estão disponíveis somente no relógio, mas não são mostrados no aplicativo ou serviço web Flow.

2. Agende um Teste ortostático para pelo menos três manhãs por semana

Quando o Recovery Pro está ativado, o relógio pede para você agendar um Teste ortostático para pelo menos três manhãs por semana (por exemplo, às segundas, quintas e sábados). Para obter informações de recuperação mais precisas, recomendamos fazer o Teste ortostático todas as manhãs, se possível. Ao fazer isso, você recebe informações de recuperação do seu sistema cardiovascular todos os dias, além do feedback de recuperação diário.

3. Faça o Teste ortostático nas manhãs agendadas

O Teste ortostático mede sua frequência cardíaca e a variabilidade da frequência cardíaca (VFC). A variabilidade da frequência cardíaca responde à sobrecarga de treino e ao estresse fora do treino. Ela é afetada por fatores de estresse, como estresse mental, sono, doença latente e alterações ambientais (temperatura, altitude), entre outros. O Recovery Pro usa a variabilidade da frequência cardíaca em repouso (RMSSD em repouso) e a variabilidade da frequência cardíaca em pé (RMSSD em pé) medidas no teste e as compara com sua faixa normal individual. Se os seus valores de variabilidade da frequência cardíaca se desviarem da faixa normal, isso poderá indicar que algo está interferindo em sua recuperação.

A faixa normal é calculada a partir da média individual e do desvio padrão dos resultados do teste das últimas quatro semanas. Se você fez o teste mais de quatro vezes durante esse período, o desvio padrão será calculado com base em seus próprios valores individuais. Se você fez o teste menos de quatro vezes ao longo das últimas quatro semanas, o desvio padrão será calculado com base nas normas da população. É necessário pelo menos um resultado de teste durante esse período de quatro semanas.

Quanto maior for a frequência de seus testes, mais precisos serão os resultados. Para garantir a máxima confiabilidade dos resultados, sempre realize o teste em condições semelhantes. Recomendamos que você faça o teste pela manhã, antes do café da manhã.

À noite, antes de um teste agendado, você receberá um lembrete sobre ele. Nas manhãs agendadas, você receberá uma notificação para fazer o teste. Na tela de hora do relógio, deslize a tela de baixo para cima para ver suas notificações, que incluem o lembrete do Teste ortostático. O teste pode ser iniciado diretamente no lembrete. Consulte as instruções detalhadas para fazer o Teste ortostático aqui.

4. Responda as perguntas de recuperação diariamente

Seu relógio fará as perguntas de recuperação diariamente, por meio de um lembrete, havendo ou não um Teste ortostático agendado para aquele dia. Na tela de hora do relógio, deslize a tela de baixo para cima para ver suas notificações, que incluem o lembrete das perguntas de recuperação. Nos dias em que você faz um Teste ortostático, as perguntas de recuperação aparecem no relógio logo após o teste. O ideal é que elas sejam respondidas cerca de 30 minutos depois de acordar.

As perguntas foram elaboradas para ajudar a determinar se algo está afetando sua recuperação. Alguns exemplos de fatores que afetam a recuperação são fadiga muscular excessiva, pressão mental ou talvez apenas uma noite de sono ruim. Veja as perguntas de recuperação abaixo:

  • Os músculos estão mais doloridos do que o habitual? Não, Mais ou menos, Muito mais
  • Está mais tenso do que o habitual? Não, Mais ou menos, Muito mais
  • Como é que dormiu? Muito bem, Bem, Mais ou menos, Mal, Muito mal.

Veja seu Feedback de recuperação

O Feedback de recuperação é visualizado no relógio. Você pode ver sua recomendação diária de treino na tela Estado da carga cardiovascular no mostrador do relógio. Deslize a tela para a esquerda/direita ou navegue com os botões PARA CIMA/PARA BAIXO até chegar a ela.

  1. Pressione a tela ou o botão OK para ver mais detalhes. Primeiro, você verá o Estado da carga cardiovascular (Destreino, Manutenção, Produtivo ou Sobressolicitação), que faz parte do Training Load Pro. Depois de coletar dados de recuperação suficientes, você verá sua recomendação diária de treino nessa tela.
  2. Deslize ou role a tela para baixo usando os botões até Feedback de recuperação. Toque em Mais ou pressione o botão OK para ver um feedback de recuperação mais detalhado. Ele é composto por:

Um ícone que ilustra seu preparo para o treino cardiovascular hoje, que reflete a recomendação diária de treino, indicando como você poderia treinar. Um ícone de alerta de lesão ou doença maior substitui o ícone de recomendação de treino quando o risco de lesão ou doença aumenta. A recomendação de treino curto pode ser:

Feedback diário informando se o seu sistema cardiovascular está recuperado ou não*, seguido da recomendação diária de treino com base no resultado do Teste ortostático do dia e, se disponível, sua resposta às perguntas de recuperação e seu histórico juntamente com seus dados de treino (Carga cardiovascular) de um período mais longo. A recomendação pode conter um aviso sobre um aumento do risco de excesso de treino ou pode alertar você sobre um aumento do risco de lesões e doenças.

*Para saber se o seu sistema cardiovascular está recuperado ou não, realize o Teste ortostático nesse dia.

Feedback sobre seus hábitos de treino e recuperação de longo prazo. Pode conter informações sobre como você está respondendo ao treino, se você treinou mais ou menos do que o habitual ou se corre o risco de se machucar ou ficar doente por treinar mais que o habitual. Também pode apresentar um feedback caso você aparente estar muito estressado com alguma coisa além do treino. Seu feedback de longo prazo é baseado em:

  • Sua pontuação média de humor dos últimos sete dias, calculada a partir da resposta às perguntas de recuperação percebida
  • Sua média acumulada de sete dias dos valores de variabilidade da frequência cardíaca medidos pelo Teste ortostático em comparação com os valores normais individuais das últimas quatro semanas
  • Seu histórico de treino (Estado da carga cardiovascular)

Um aviso de isenção de responsabilidade caso ainda não tenhamos dados suficientes para fornecer um feedback preciso. Quanto mais você usar essa funcionalidade, mais preciso será o feedback de recuperação recebido.