Está aqui: Funções > Smart Coaching > Teste ortostático

Teste ortostático

O Teste ortostático é uma ferramenta geralmente utilizada para monitorar o equilíbrio entre treino e recuperação. Ele permite monitorar como seu corpo responde ao treino. Além das mudanças induzidas pelo treino, há muitos outros fatores que podem afetar os resultados do Teste ortostático, como estresse mental, sono, doença latente e alterações ambientais (temperatura, altitude), entre outros.

O teste se baseia na medição da frequência cardíaca e na sua variabilidade. Alterações na frequência cardíaca e na variabilidade da frequência cardíaca refletem as alterações na regulação autônoma do coração.

Como realizar o teste

Para o Teste ortostático, você precisa usar um sensor de frequência cardíaca Polar H9/H10 (um sensor de frequência cardíaca H6 ou H7 também pode ser usado). O teste dura quatro minutos e, para garantir a máxima confiabilidade dos resultados, você precisa realizar o teste sempre em condições semelhantes. Recomendamos que você faça o teste pela manhã, antes do café da manhã. Faça o teste regularmente para estabelecer sua referência individual. Desvios repentinos de suas médias podem significar que algo está em desequilíbrio. Consulte as instruções abaixo:

  • Coloque o sensor de frequência cardíaca com a tira elástica. Umedeça a área dos eletrodos da tira elástica e deixe a tira bem justa no tórax.
  • Você deverá estar relaxado e calmo.
  • Evite barulhos perturbadores (por exemplo, de televisão, rádio ou telefone) e não fale com outras pessoas.
  • Recomenda-se realizar o teste regularmente e no mesmo horário do dia pela manhã, depois de acordar, para obter resultados de teste comparáveis.

No relógio, selecione Testes >Teste ortostático > Iniciar teste com sensor de FC. O relógio começará a procurar sua frequência cardíaca. Ao detectar sua frequência cardíaca, será exibida a indicação Deite-se e relaxe.

  • Você pode ficar sentado em uma posição relaxada ou deitado na cama. A posição deverá ser sempre a mesma quando você realizar o teste.
  • Não se mexa durante a primeira parte do teste, que dura dois minutos.
  • Após dois minutos, o relógio emite um bipe e é exibida a indicação Levantar. Levante-se e fique em pé por mais dois minutos, até que o relógio emita outro bipe, indicando que o teste terminou.

Você pode interromper o teste em qualquer fase, pressionando VOLTAR. Nesse caso, você verá Teste cancelado.

Se o relógio não conseguir receber o sinal da sua frequência cardíaca, será exibida a indicação Teste falhou. Nesse caso, verifique se os eletrodos do sensor de frequência cardíaca estão úmidos e se a tira elástica está justa.

Resultados do teste

O teste fornece cinco valores diferentes de frequência cardíaca e de variabilidade da frequência cardíaca. São eles:

  • FC em repouso: Frequência cardíaca média quando deitado
  • VFC em repouso (RMSSD em repouso): Variabilidade da frequência cardíaca quando deitado
  • FC pico: Corresponde ao número mais elevado de batimentos cardíacos que ocorre depois de se levantar.
  • FC de pé: Frequência cardíaca média quando parado.
  • VFC de pé (RMSSD de pé): Variabilidade da frequência cardíaca quando parado

Veja o resultado do seu teste mais recente no relógio Teste ortostático > Resultados mais recentes. Apenas o resultado mais recente é exibido, e somente o primeiro teste bem-sucedido do dia é considerado como parte do Recovery Pro. A diferença entre os valores de FC em repouso, FC pico e FC de pé e suas médias é mostrada entre parênteses ao lado do resultado mais recente.

Para obter uma análise visual dos resultados do Teste ortostático, acesse o serviço web Flow e selecione o teste no Diário para ver os detalhes. Você também pode acompanhar os resultados do teste a longo prazo e detectar quaisquer desvios em relação a sua referência.

Depois de realizar pelo menos dois Testes ortostáticos durante um período de 28 dias, você receberá feedback sobre a recuperação do seu sistema cardiovascular no relógio após o teste.

Depois de realizar pelo menos quatro testes em um período de 28 dias, o resultado do seu Teste ortostático mais recente é comparado com sua faixa de variabilidade da frequência cardíaca normal (RMMS) individual. A faixa normal é calculada a partir do desvio padrão dos resultados do teste das últimas 4 semanas. Como os valores de variabilidade da frequência cardíaca são muito individuais, a precisão do resultado do teste torna-se mais precisa à medida que mais medições são feitas.

Teste ortostático com o Recovery Pro

O Teste ortostático também faz parte da funcionalidade Recovery Pro, que informa se o seu sistema cardiovascular está recuperado ou não. Ele compara os resultados do seu teste ortostático com a linha basal coletada ao longo do tempo e também leva em consideração sua recuperação subjetiva, bem como seu histórico de treino a longo prazo.