Está aqui: Funções > Smart Coaching > Teste de desempenho em ciclismo

Teste de desempenho em ciclismo

O teste de desempenho em ciclismo mede a potência média máxima que você pode manter por 60 minutos. Também é conhecido como limiar de potência funcional ou teste de FTP. O teste pode ser usado para determinar suas zonas de potência de ciclismo individuais. Quando você tem suas zonas de potência individuais definidas, é mais fácil otimizar seu treino. O teste também é bom para monitorar o desenvolvimento do desempenho em ciclismo ao longo do tempo.

Além do teste de limiar de potência funcional de 60 minutos, você também pode fazer um teste mais curto que dura 20, 30 ou 40 minutos, em que o resultado de 60 minutos será estimado. Observe que com os testes mais curtos, o resultado pode não ser tão preciso quanto com o teste de 60 minutos. Um teste mais curto é o ideal para ciclistas sem experiência ou que estejam se recuperando de uma lesão. Sempre faça o mesmo tipo de teste para tornar os resultados comparáveis ao longo do tempo.

É recomendável o uso de uma bicicleta ergométrica com sensor de potência para obter resultados mais confiáveis, mas você também pode fazer o teste ao ar livre. Se você fizer o teste ao ar livre, é melhor fazer um mais curto para minimizar as paradas e mudanças de potência. Escolha um percurso em terreno plano e evite semáforos ou quaisquer outros motivos para parar.

Para fazer o teste de desempenho em ciclismo, você precisa de um sensor de potência de ciclismo compatível. Para obter uma lista completa de sensores de potência de ciclismo compatíveis, consulte QUAIS SENSORES DE POTÊNCIA DE TERCEIROS SÃO COMPATÍVEIS COM O POLAR VANTAGE V2? O sensor de potência também precisa ser pareado com o relógio. Para obter instruções detalhadas de pareamento, consulte Pareamento de sensores com o relógio.

Como realizar o teste

Antes de fazer o teste, leia a seção Saúde e treino neste manual do usuário ou na folha de informações importantes que acompanha a embalagem do produto. O teste é muito exigente, por isso não faça o teste se não se sentir recuperado do treino. Use tênis e roupas de ciclismo que permitam liberdade de movimento.

Além disso, verifique se o seu peso está definido corretamente nas configurações físicas. Isso é importante para que você possa comparar seus resultados ao longo do tempo. Em seu primeiro teste, nós o guiaremos com uma meta de potência baseada em suas informações de histórico. Isso ajuda a manter uma potência estável durante todo o teste. Quando você repete o teste, a meta é baseada em seus resultados anteriores.

O teste de ciclismo inclui as fases de aquecimento, teste e recuperação. A fase de aquecimento é baseada na potência e a fase de recuperação é baseada na frequência cardíaca. Observe que as fases de aquecimento e recuperação são opcionais. Você pode ignorá-las se desejar.

  1. No relógio, vá para Testes> Teste de ciclismo> Duração e escolha 20, 30, 40 ou 60 minutos.
  2. Em seguida, vá para Testes> Teste de ciclismo > Iniciar e role para baixo para ter uma visão geral do teste. Quando você estiver pronto para iniciar o teste, escolha Avançar.
  3. Verifique as questões relativas à sua saúde e aceite ir para o modo pré-treino.
  4. O perfil de esporte é exibido em roxo na visualização do teste. Escolha um perfil de esporte de ciclismo na rua ou em ambiente fechado apropriado. Permaneça no modo pré-treino até que o relógio encontre seu sensor de potência de ciclismo.
  5. Toque na tela ou pressione o botão OK para iniciar.
  6. O teste começa com uma fase de aquecimento. O aquecimento deve ser de cerca de 20 minutos de pedalada fácil no início. Inclua de dois a três sprints completos no meio do aquecimento, cerca de 1 minuto cada, com recuperação. Agora você deve estar bem aquecido e pronto para fazer o teste completo. Se você decidir fazer um aquecimento mais curto, certifique-se de incluir os sprints rápidos e os momentos de recuperação. O aquecimento também permite que você verifique se tudo está funcionando como deveria e se sua bicicleta está ajustada da melhor forma para você.
  7. Após um aquecimento adequado, escolha Iniciar teste.
  8. Acelere e encontre a potência máxima que você acredita que pode manter durante todo o teste. O mostrador do teste exibe sua potência em watts. O valor vermelho indica sua potência atual e o valor branco, sua estimativa de potência-alvo. Tente manter seu ritmo próximo ao desejado e certifique-se de manter o mesmo nível de potência durante todo o teste. Diminuir a velocidade tornará os resultados menos confiáveis.
  9. A fase de teste termina após o término do tempo predefinido.

Recomendamos realizar a fase de recuperação após o teste.

Resultados do teste

O resumo do teste mostra seu valor de limiar de potência funcional, que mostra a potência em watts, sua frequência cardíaca máxima e seu consumo máximo de oxigênio, conhecido como VO2max. Você pode conferir seu resultado mais recente em Testes > Teste de ciclismo > Resultado mais recente.

Dividindo o limiar de potência funcional pelo peso do ciclista, obtém-se um valor comparável, denominado relação peso-potência, que pode ser comparado a outros ciclistas do mesmo sexo. Quanto mais potência você puder produzir com seu peso atual, melhor será sua relação peso-potência. Isso reflete seu condicionamento aeróbico. Usamos uma tabela de resultados simplificada de oito níveis, variando de destreinado a classe mundial, ao fornecer feedback com base em sua relação peso-potência.

Em seu primeiro teste, o resultado é comparado com outros ciclistas do mesmo sexo que você. Quando você repete o teste, o resultado é comparado aos resultados do teste anterior e o feedback do teste também se baseia neles.

Se você deseja usar o teste de desempenho em ciclismo para monitorar seu progresso e ajudá-lo a escolher as intensidades de treino corretas, recomendamos que repita o teste máximo a cada três meses para garantir que suas zonas de treino estejam sempre atualizadas.

Observe que para atualizar suas zonas de treino e o valor da frequência cardíaca máxima, você precisa sincronizar os resultados com o aplicativo Polar Flow. Ao abrir o aplicativo Polar Flow após a sincronização, você será perguntado se deseja atualizar seus valores. As configurações de perfil de esporte para todos os esportes de ciclismo serão atualizadas com os novos valores.

Análise detalhada no aplicativo e no serviço Web Flow

Lembre-se de sincronizar o resultado do seu teste com o Polar Flow. Para ajudar no acompanhamento de longo prazo, reunimos todos os dados de teste em um só lugar no serviço web Polar Flow. Na página Testes, você pode ver todos os testes que realizou e comparar seus resultados. Você pode ver seu progresso a longo prazo e facilmente conferir as mudanças em seu desempenho.