Polar RC3 GPS Manual do utilizador

5. TREINO

Colocar o Sensor de Frequência Cardíaca

Coloque o sensor de frequência cardíaca para medir a frequência cardíaca.

  1. Humedeça os eléctrodos da tira elástica.

  2. Aplique o conector na tira elástica.

  3. Coloque a tira à volta do peito, logo abaixo dos músculos peitorais e prenda o gancho à outra extremidade.

  4. Ajuste o comprimento da tira, de modo que esta fique justa mas confortável. Verifique se as zonas húmidas dos eléctrodos ficam bem chegadas à pele e se o logótipo Polar do conector fica centrado e direito.

Para maximizar a duração da pilha, retire o conector da tira elástica depois de cada utilização. O suor e a humidade podem manter os eléctrodos húmidos e o sensor de frequência cardíaca activado. Isto reduz a duração da pilha. Para instruções mais detalhadas sobre a lavagem, consulte 12. Informações importantes.

 

Para tutoriais em vídeo, visite http://www.polar.com/en/polar_community/videos.

↑ Voltar ao topo

Iniciar uma Sessão de Treino

Coloque o transmissor de frequência cardíaca e certifique-se de que configurou um sensor opcional*, seguindo as instruções do manual do utilizador do sensor. Se está a usar pela primeira vez um sensor de velocidade, cadência ou passada, consulte 10. Novo acessório. Para utilizar a funcionalidade Polar ZoneOptimizer durante a sua sessão de treino, consulte Treinar com o Polar ZoneOptimizer.

1. Comece por premir START (Iniciar)

  1. No visor da hora, prima START (Iniciar) para entrar no modo de pré-treino.

2. Emparelhe o sensor de frequência cardíaca com o computador de treino

(o emparelhamento é executado apenas uma vez)

O emparelhamento garante que o seu computador de treino só recebe o sinal do seu sensor de frequência cardíaca, permitindo um treino sem interferências na presença de outros computadores de treino.

Se adquiriu um conjunto que não inclui sensor de frequência cardíaca e tem o sensor de frequência cardíaca desactivado nas definições de Perfil de Desporto, ignore os pontos um e dois e vá directamente para o ponto três.

É exibida a indicação
  1. A procurar novo sensor FC. O computador de treino procura o sinal de um sensor de frequência cardíaca.

É apresentada a indicação
  1. Sensor freq. cardíaca encontrado, mal o computador de treino encontra o sinal.

    Se o computador de treino não conseguir encontrar o sensor de frequência cardíaca, verifique se a tira elástica do sensor não ficou lassa e se os eléctrodos do sensor estão húmidos.

3. Seleccione o perfil de desporto

  1. Seleccione o perfil de desporto que pretende utilizar com os botões PARA CIMA/PARA BAIXO.

  1. Para alterar as definições do perfil de desporto ou as definições da frequência cardíaca antes de iniciar a gravação do treino (no modo pré-treino), prima LUZ, sem libertar, para aceder ao MENU RÁPIDO. Para voltar ao modo pré-treino, prima PARA TRÁS.

    Para definições de perfis de desporto, consulte Definições de Perfil de Desporto.

4. O computador de treino procura os sinais de satélite GPS / sinais do sensor

  1. Se activou a função GPS e/ou um sensor opcional* neste perfil de desporto, o computador de treino começará automaticamente a procurar o sinal.

    Mantenha-se no modo pré-treino até o computador de treino captar o sinal.

 
  1. Para captar o sinal do satélite GPS, vá para o exterior e afaste-se de edifícios altos e árvores.

    Coloque o computador no pulso com o visor virado para cima. Mantenha o computador de treino uma posição horizontal, à sua frente e afastado do peito (veja a imagem abaixo). Durante a pesquisa, mantenha o braço imóvel e acima do nível do peito.

    Não mexa o braço durante a pesquisa. Mantenha-se quieto!

    Mantenha-se quieto e na mesma posição até o computador de treino encontrar o sinal do satélite (quando o sinal é encontrado, soa um alarme e aparece uma marca de verificação no braço da figura).

    Normalmente, se as condições forem boas, são necessários 30 a 60 segundos para encontrar o sinal do satélite pela primeira vez.

  1. A marca de verificação indica que foi encontrado o sinal do sensor. Este visor é exibido quando o computador de treino encontra o sinal do sensor de frequência cardíaca e o sinal GPS. O computador de treino determina a sua localização e marca-a como ponto de partida.

    A funcionalidade Voltar ao ponto de partida requer informações exactas acerca do ponto de partida para poder funcionar correctamente.

    Se o computador de treino não encontrar o sinal do sensor o visor exibe um triângulo com um ponto de exclamação.

5. Comece a gravar a sessão de treino

  1. Quando o computador de treino tiver encontrado todos os sinais, prima OK. É exibida a indicação: Gravação iniciada, e pode começar o treino.

    Durante a gravação do treino pode alterar a vista de treino premindo PARA CIMA/PARA BAIXO. Para alterar definições sem parar a gravação do treino, prima LUZ, sem libertar, para aceder ao MENU RÁPIDO. Para mais informações, consulte Menu Rápido.

Antes de iniciar a gravação de uma sessão de treino, certifique-se de que o computador de treino encontrou o sinal de satélite GPS / sinal do sensor. Deste modo,

  • garante a obtenção de dados da velocidade/ritmo e distância desde o início da sessão de treino.

  • o computador de treino definiu o seu ponto de partida (apenas se tiver definido a função GPS como ligada). A funcionalidade Voltar ao ponto de partida exige informações exactas acerca do ponto de partida para poder funcionar correctamente.

*Os sensores opcionais incluem o sensor de passada Polar s3+, o sensor de velocidade Polar CS W.I.N.D. ou o sensor de cadência Polar CS W.I.N.D.

↑ Voltar ao topo

Treinar com o Polar ZoneOptimizer

A função ZoneOptimizer determina as suas zonas de desporto (zonas de frequência cardíaca) personalizadas para a sua sessão de treino aeróbico. Mede a variabilidade da frequência cardíaca e determina as suas zonas de desporto pessoais. Para mais informações, consulte Polar ZoneOptimizer.

Para utilizar a função ZoneOptimizer no seu treino, active-a seleccionando MENU > Definições > Definições da freq. cardíaca > ZoneOptimizer > Ligado .

No início de cada sessão de treino a função ZoneOptimizer define as zonas-alvo da frequência cardíaca personalizadas para si. Se tiver decorrido menos de uma hora desde a sua última definição ZoneOptimizer, as zonas-alvo da frequência cardíaca seleccionada não são necessariamente válidas, pelo facto de poder não ter recuperado do treino anterior e da variabilidade da frequência cardíaca voltar ao normal mais lentamente do que a frequência cardíaca.

Iniciar a sessão de treino com o Polar ZoneOptimizer

Antes da determinação ZoneOptimizer, certifique-se de que estão a ser usados os limites predefinidos pela Polar para a frequência cardíaca nas zonas de desporto, ou seja, que não modificou manualmente esses limites. Se quiser modificar manualmente os limites da frequência cardíaca para as zonas de desporto, desactive a função ZoneOptimizer.

Para activar a função ZoneOptimizer, seleccione MENU > Definições > Definições da freq. cardíaca > ZoneOptimizer > Ligado.

A determinação do ZoneOptimizer começa em segundo plano quando se está no modo pré-treino. Quando visualizar a curva ECG no canto superior direito do visor, é sinal que a medição da frequência cardíaca e o ZoneOptimizer estão activados.

  1. Para iniciar a sessão de treino com o ZoneOptimizer prima OK.

    O visor exibe o desporto usado na sessão de treino anterior e o temporizador de contagem decrescente começa a funcionar em segundo plano mal a frequência cardíaca atinja 70 batimentos por minuto. É exibida uma curva ECG no canto superior direito do visor.

    Seleccione o perfil de desporto que quer usar na sessão de treino premindo PARA CIMA/PARA BAIXO e prima OK para iniciar o treino.

  1. Mantenha a sua frequência cardíaca entre 70 e 100 batimentos por minuto durante dois minutos.

    Pode consegui-lo permanecendo parado, de pé ou com uma intensidade de treino muito ligeira, por exemplo, andando devagar.

    O alarme soa quando estiver concluída a primeira parte da determinação.

  1. A segunda parte da determinação começa quando a sua frequência cardíaca ultrapassar 100 batimentos por minuto.

    Continue a treinar a uma intensidade ligeira. Aumente gradualmente a frequência cardíaca e mantenha-a entre 100-130 bpm durante dois minutos.

    Pode consegui-lo, por exemplo, caminhando com um passo rápido ou pedalando/fazendo jogging a baixa intensidade durante o aquecimento.

Se a sua FCmáx for muito baixa, o computador de treino indicar-lhe-á limites especiais.

O alarme soa quando concluir a segunda parte da determinação ZoneOptimizer.

A determinação ZoneOptimizer pode acabar aqui se for atingido o limite de variação da frequência cardíaca.

  1. A terceira parte da determinação começa quando a sua frequência cardíaca ultrapassa 130 batimentos por minuto.

    Aumente gradualmente a sua frequência cardíaca acima de 130 bpm e mantenha-a nesses valores.

    A determinação ZoneOptimizer é concluída quando a frequência cardíaca se mantém acima de 130 batimentos por minuto durante mais de meio minuto.

    O alarme soa quando estiver concluída a terceira e última parte da determinação.

  1. Uma vez concluída a determinação, o computador de treino exibe um dos seguintes:

  • Sport zones (zonas freq. cardíaca) predefinidas em utilização. A determinação não teve êxito. Serão usados os limites Polar das zonas de desporto (frequência cardíaca).

  • Sport zones optimizadas. Zonas freq. cardíaca no nível elevado. Os limites estão elevados em comparação com os limites médios ZoneOptimizer.

  • Sport zones optimizadas. Zonas freq. cardíaca no nível normal. Os limites só foram elevados ou diminuídos ligeiramente, em comparação com os limites ZoneOptimizer médios.

  • Sport zones optimizadas. Zonas freq. cardíaca no nível inferior. Os limites foram diminuídos em comparação com os limites ZoneOptimizer médios.

  1. Depois de receber e ler as informações, prima qualquer botão, excepto LUZ, para sair do visor da mensagem e prosseguir a sessão de treino.

↑ Voltar ao topo

Dados de Treino

Pode visualizar os dados de treino em várias vistas de treino premindo UP (PARA CIMA) ou DOWN (PARA BAIXO). O número de vistas de treino é exibido passados alguns segundos.

Os dados apresentados variam consoante os sensores instalados, as funcionalidades activadas e o tipo de desporto que está a praticar.

As tabelas que se seguem apresentam vistas de treino disponíveis para algumas das várias combinações de sensores. Nestes exemplos, os dados de treino são apresentados em três linhas. Pode definir a apresentação dos dados de treino em duas ou três linhas acedendo a MENU > Definições > Perfis de desporto > Desporto > Vista de treino.

Sensor de frequência cardíaca

Sensor de frequência cardíaca

Função GPS ligada

Sensor de frequência cardíaca

Sensor de passada s3+

FREQ. CARD.

Frequência cardíaca

Tempo da volta

Duração

FREQ. CARD.

Frequência cardíaca

Velocidade/Ritmo

Distância

FREQ. CARD.

Frequência cardíaca

Velocidade/Ritmo

Distância

ZONEPOINTER

ZonePointer

Tempo na zona

Duração

VELOCIDADE/RITMO

Velocidade/Ritmo

Distância

Duração

VELOCIDADE/RITMO

Velocidade/Ritmo

Distância

Duração

CALORIAS

Calorias

Hora

Duração

ZONEPOINTER

ZonePointer

Tempo na zona

Duração

ZONEPOINTER

ZonePointer

Tempo na zona

Duração

SPORT ZONES

Tempo em cada zona

TEMPO VOLTA 01

Tempo da volta

Frequência cardíaca

Distância da volta

TEMPO VOLTA 01

Tempo da volta

Frequência cardíaca

Distância da volta

  

VELOC. MÉDIA/RITMO MÉDIO

Velocidade/ritmo médio

Calorias

Hora

VELOC. MÉDIA/RITMO MÉDIO

Velocidade/ritmo médio

Calorias

Hora

  

SPORT ZONES

Tempo em cada zona

SPORT ZONES

Tempo em cada zona

  

VOLTAR AO INÍCIO

Uma seta aponta na direcção do ponto de partida. Para mais informações, consulte Voltar ao ponto de partida

  
  

ALTITUDE

Altitude

Subida

Descida

  

Se utilizar o computador de treino com o sensor de passada s3+ ou com o sensor de velocidade CS W.I.N.D., o computador de treino recolhe dados de velocidade e de distância do sensor. Se a função GPS estiver activada, será usada apenas para a localização e a monitorização do percurso.

Se a leitura da altitude for --, o computador de treino não encontrou sinais de satélites GPS suficientes. Para calcular a altitude, o computador de treino precisa de seis sinais de satélite, no mínimo. No local onde se encontra poderá existir algo que esteja a bloquear a recepção do sinal do satélite (por exemplo, viadutos, edifícios altos, o terreno ou áreas florestadas).

Sensor de frequência cardíaca

Sensor de velocidade CS W.I.N.D.

Sensor de frequência cardíaca

Sensor de cadência CS W.I.N.D.

Sensor de frequência cardíaca

Sensor de cadência CS W.I.N.D.

Função GPS ligada

FREQ. CARD.

Frequência cardíaca

Velocidade/Ritmo

Distância

FREQ. CARD.

Frequência cardíaca

Cadência

Duração

FREQ. CARD.

Frequência cardíaca

Velocidade/Ritmo

Distância

VELOCIDADE/RITMO

Velocidade/Ritmo

Distância

Duração

CADÊNCIA

Cadência

Tempo da volta

Duração

VELOCIDADE/RITMO

Velocidade/Ritmo

Distância

Duração

ZONEPOINTER

ZonePointer

Tempo na zona

Duração

ZONEPOINTER

ZonePointer

Tempo na zona

Duração

ZONEPOINTER

ZonePointer

Tempo na zona

Duração

TEMPO VOLTA 01

Tempo da volta

Frequência cardíaca

Distância da volta

FREQ. CARD.

Frequência cardíaca

Calorias

Hora

TEMPO VOLTA 01

Tempo da volta

Frequência cardíaca

Distância da volta

VELOC. MÉDIA/RITMO MÉDIO

Velocidade/ritmo médio

Calorias

Hora

SPORT ZONES

Tempo em cada zona

VELOC. MÉDIA/RITMO MÉDIO

Velocidade/ritmo médio

Calorias

Hora

SPORT ZONES

Tempo em cada zona

  

CADÊNCIA

Cadência

Velocidade/Ritmo

Frequência cardíaca

    

SPORT ZONES

Tempo em cada zona

    

VOLTAR AO INÍCIO

Uma seta aponta para o ponto de partida. Para mais informações, consulte Voltar ao ponto de partida

    

ALTITUDE

Altitude

Subida

Descida

Se a leitura da altitude for --, o computador de treino não encontrou sinais de satélites GPS suficientes. Para calcular a altitude, o computador de treino precisa de seis sinais de satélite, no mínimo. No local onde se encontra poderá existir algo que esteja a bloquear a recepção do sinal do satélite (por exemplo, viadutos, edifícios altos, o terreno ou áreas florestadas).

Símbolos no visor / Explicação

 

Altitude

Altitude actual

 

Subida

Metros/pés subidos

 

Cadência

Velocidade de rotação dos pedais da bicicleta

 

Calorias

As calorias queimadas até ao momento. O valor acumulado das calorias começa quando é exibida a frequência cardíaca.

 

Descida

Metros/pés descidos

 

Distância

Distância acumulada

 

Duração

Duração total da sessão de treino até ao momento

 

Frequência cardíaca

A frequência cardíaca actual

 

Distância da volta

Distância manual da volta

 

Tempo da volta

Número manual da volta e tempo da volta

 

Velocidade/Ritmo

Ritmo actual (min/km ou min/mi) ou velocidade actual (km/h ou mph)

Este símbolo é exibido quando a função GPS está ligada. O número de barras por cima da letra G indica a força do sinal GPS.

Este símbolo é apresentado quando o sensor de passada s3+ está a ser utilizado.

Este símbolo é apresentado quando o sensor de velocidade CS W.I.N.D. está a ser utilizado.

Pode seleccionar a vista da velocidade nas definições do perfil do desporto. Consulte Definições de Perfil de Desporto para obter instruções.

 

ZonePointer

Indicador da zona alvo, com um símbolo em forma de coração, que se move para a esquerda ou direita na escala da zona de desporto, de acordo com a sua frequência cardíaca.

 

Tempo na zona

Tempo gasto na zona alvo

 

Hora

↑ Voltar ao topo

Funções dos botões durante o treino

Gravar uma volta

Prima START (Iniciar) para gravar uma volta. O visor exibe as seguintes informações:

Número da volta

Frequência cardíaca média da volta

Tempo da volta

Se um sensor de velocidade estiver activado, também será exibido o seguinte:

Número da volta

Velocidade/ritmo médio da volta

Distância da volta

Bloquear uma Zona de desporto

Pode bloquear/desbloquear a sua frequência cardíaca para a zona de desporto actual.

Para bloquear/desbloquear a zona de desporto, prima START (Iniciar), sem libertar.

Se, por exemplo, estiver a correr a uma frequência cardíaca de 130 bpm, que representa 75% da sua frequência cardíaca máxima e corresponde à zona de desporto 3, pode premir START (Iniciar), sem libertar, para bloquear a sua frequência cardíaca nesta zona. É exibida a indicação Sport zone3 Bloqueada.

O alarme soa se estiver acima ou abaixo da zona de desporto. Desbloqueie a zona de desporto premindo novamente START (Iniciar), sem libertar: É exibida a indicação Sport zone3 desbloqueada.

Modo nocturno

O computador de treino possui um modo nocturno. Prima o botão LUZ uma vez durante o modo pré-treino, modo gravação de treino ou modo pausa. A retroiluminação é activada sempre que premir um dos botões.

O visor também se ilumina se for exibida uma mensagem, por exemplo, Verificar transmissor freq. cardíaca.

O modo nocturno é desligado quando se termina a gravação do treino.

Ver menu rápido

Prima LIGHT (luz), sem libertar. É exibida a indicação: MENU RÁPIDO. Pode alterar determinadas definições sem interromper a gravação do treino. Para mais informações, consulte Menu Rápido.

↑ Voltar ao topo

Efectuar uma pausa / Parar a gravação do treino

  1. Para efectuar uma pausa da gravação do treino, prima PARA TRÁS uma vez. Para continuar a gravar o treino, prima START (Iniciar).

  2. Para parar totalmente a gravação, prima BACK (PARA TRÁS) duas vezes. É exibido o seguinte resumo das informações do seu treino:

    • Texto informativo, por exemplo, é exibida a indicação Treino Steady state+, se tiver treinado durante um total mínimo de 10 minutos nas zonas de desporto. Consulte os dados de forma mais pormenorizada em Ficheiros de treino. Para mais informações, consulte 6. Depois do treino

    • Duração e Calorias

    • Freq. cardíaca média e Frequência cardíaca máx.

    • Sport zones (Tempo em cada zona)

    • Ritmo médio e Ritmo máximo ou Velocidade média e Velocidade máxima (visível se estiver a utilizar a função GPS ou o sensor de passada s3+/sensor de velocidade CS)

    • Distância (visível se estiver a utilizar a função GPS ou o sensor de passada s3+/sensor de velocidade CS) e Índice de corrida (visível se estiver a utilizar a função GPS ou o sensor de passada s3+)

Após o treino, cuide do sensor de frequência cardíaca. Retire o conector da tira e lave-a em água corrente depois de cada utilização. Para instruções completas sobre os cuidados a ter e manutenção, consulte Cuidados a ter com o seu produto.

↑ Voltar ao topo

Voltar ao ponto de partida

A funcionalidade Voltar ao ponto de partida orienta-o de volta ao seu ponto de partida. Quando o computador de treino capta os sinais do satélite GPS no início da sessão de treino, a sua localização é guardada como ponto de partida.

Quando estiver na altura de regressar ao seu ponto de partida, faça o seguinte:

  • Seleccione o visor VOLTAR AO INÍCIO.

  • Mantenha o RC3 GPS na horizontal, à sua frente (logótipo "POLAR" virado para a frente).

  • Ande para que o RC3 GPS determine a direcção em que se desloca. Uma seta apontará na direcção do seu ponto de partida.

  • Para voltar ao ponto de partida, desloque-se sempre na direcção da seta.

  • O RC3 GPS também exibe as coordenadas da direcção e a distância directa (linha recta) entre o local onde se encontra e o ponto de partida.

Quando atingir o ponto de partida, é exibida a indicação Chegou ao início.

Mantenha sempre um mapa à mão para o caso de o RC3 GPS perder o sinal do satélite ou da bateria ficar sem carga.

Esta funcionalidade utiliza a função GPS. Ligue a função GPS em Definições de Perfil de Desporto.

↑ Voltar ao topo